Quem pode aderir ao
projeto 1Bilhete.pt?
As entidades com competências ou
atribuições em matéria de sistemas de bilhética.
Como aderir?
A adesão é efetuada através da assinatura de um contrato
entre a entidade interessada e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes
(IMT). O primeiro passo é a manifestação de interesse no projeto, junto do IMT,
através de envio de email para sec.dseap@imt-ip.pt.
Já estava a desenvolver
um projeto de bilhética integrada. O que devo fazer?
O facto de já ter iniciado o desenvolvimento do seu projeto
de bilhética integrada não significa que não seja igualmente relevante a sua
adesão ao nosso projeto.
A adaptação do seu projeto de bilhética è plataforma 1Bilhete.pt
pode ser possível, tendo de ser avaliada consoante a fase em que se encontra a
implementação do projeto e independentemente de estar na fase de conceção,
contratualização dos serviços ou mesmo na sua execução.
Caso seja esta a sua situação, e pretenda beneficiar das
potencialidades da plataforma de bilhética nacional, entre em contacto
com o IMT para uma avaliação conjunta do interesse, através de envio de email
para sec.dseap@imt-ip.pt.
Quais os benefícios da
adesão?
A adesão ao projeto 1Bilhete.pt permite o acesso ès
arquiteturas de referência, especificações e ferramentas partilháveis, tirando
assim partido do conhecimento e meios partilhados pelas entidades que celebram
o protocolo inicial do projeto (IMT, TML e TIP), bem como das restantes que posteriormente
adiram ao projeto.
A adesão vai permitir o acesso a mecanismos de
cofinanciamento concebidos para apoiar a promoção e disseminação desta
plataforma.
Utilizo um sistema de
base Calypso™. Significa que o meu sistema já é interoperável com outros
sistemas com a mesma base tecnológica, como o Navegante ou o Andante?
Não necessariamente. O Navegante e o Andante são, na génese,
compatíveis, mas não interoperáveis, pois embora desenvolvidos sobre a mesma
base tecnológica e de segurança, Calypso™,
divergem nos detalhes de implementação dos Modelos de Dados e chaves (SAM −
Secure Access Module) utilizados nos cartões sem contacto e até nos
algoritmos de segurança utilizados nos bilhetes sem contacto (em papel).
Utilizo um sistema de
base Mifare: é possível a integração no âmbito do
projeto 1Bilhete.pt?
O projeto 1Bilhete.pt prevê a revisão da arquitetura da API
APEX, de forma a permitir a sua generalização no que diz respeito ao tratamento
de Modelos de Dados, Segurança e Tecnologia, através de Adaptadores (Plug-Ins).
Quais as soluções de
bilhética previstas no âmbito do projeto 1Bilhete.pt e que trabalhos serão
desenvolvidos em cada caso?
I - Bilhética Clássica (Closed-Loop)
A API APEX será dotada de meios para garantir a
interoperabilidade entre todas as Autoridades de Transporte do país. Este
trabalho apontará para a criação de uma componente de Plug-Ins para a
API APEX, que encapsule as especificidades de diferentes tecnologias de cartões
e de modelos de dados.
A API APEX será complementada com uma componente de ABT (Account Based Ticketing), que será desenhada e documentada, de forma
a criar uma especificação nacional para a bilhética nos transportes públicos.
II - Bilhética Móvel
(Mobile Ticketing)
A este nível serão desenvolvidas as ferramentas (SDK) e os
serviços necessários à criação de APPs de
bilhética móvel (mobile ticketing), de forma a
tornar as tarefas do respetivo desenvolvimento e
colocação em serviço, mais rápidas, eficientes, seguras e interoperáveis numa
base nacional.
Estas ferramentas e serviços permitirão desenvolver aplicações
móveis, quer para carregamento de cartões físicos (TopUP),
quer para emulação de cartões virtuais (VC), através de smartphones
Android e IOS.
III - Bilhética Aberta
(Open-Loop)
Prevê-se o desenvolvimento de uma Arquitetura de Referência
para uma solução open-loop de utilização de
cartões bancários baseados na tecnologia cEMV (EMV contactless), para permitir, às Autoridades de
Transporte das diversas regiões do país, a contratação deste tipo de soluções,
de forma a garantir a interoperabilidade com futuras soluções globais de
integração de serviços (MaaS).